Blog

Back to Blog

Share this post

7 erros: para não crescer suas filiações ao sindicato

Você depositaria sua confiança em uma empresa (entidade sindical) ao ver que sua equipe demonstra não ter conhecimento, toda desorganizada, mesa cheia de papeis, literalmente uma bagunça? Creio que não, principalmente se você tenha que pagar ou contribuinte com algum valor. 

Um dos primeiros passos para você conquistar o seu trabalhador, é ter uma gestão organizada.

Todos membros de sua entidade precisam falar a mesma língua (estar alinhados entre si), o administrativo (responsável por administrar as arrecadações, captação de trabalhadores, etc), assessoria jurídica e a diretoria em um único objetivo, trabalhar em prol dos benefícios da entidade.

A equipe de comunicação precisa estar por dentro de todas as ações da entidade para que possa produzir e distribuir conteúdos mais adequados a sua categoria.

“Demonstrar desorganização é o primeiro erro, e este não podemos deixar acontecer, é uma condição de sobrevivência para o sindicato”

2
3_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1

Não prometa o que não pode cumprir. Não exija o que não pode oferecer. Não desdenhe do que não sabe fazer melhor. Não tente parecer ser o que jamais será.
Lavínia Lins

A luta sindical não é fácil, muitos talvez não sabem como ela funciona, sempre é uma lutar marcada por disputa de interesses. Essa batalha tem muitas possibilidades, mas também é recheada de limites.

  • Não prometa o que você não pode garantir.
  • Deixe bem claro, as conquistas dependem diretamente da força e mobilização da categoria.
  • Seja transparente, divulgue, declare, explique todas as possibilidades e limitações de cada ação do sindicato, desta forma não irá frustrar a categoria.

Como posso divulgar, declarar e explicar as ações do sindicato?

  • Site, este deve ser o seu principal canal de informações;
  • Rede sociais;
  • Faça vídeos explicativos;
  • Faça com que sua diretoria, e funcionários compartilhe cada notícia, vídeo e etc;
  • Crie um jornal digital; 

Quem não é visto não é lembrado
É a boa e velha máxima de “quem não é visto, não é lembrado”. É nesse momento que dar publicidade a sua entidade sindical faz toda a diferença. No caso dos negócios na internet, fica a cargo do marketing digital esse papel. Estratégias específicas e multidisciplinares fazem parte das funções dessa ação de comunicação.

A lógica para o movimento sindical é a mesma: a diretoria pode até se desdobrar e fazer quase o impossível para lutar pelos direitos da categoria.

Se o trabalhador não ficar sabendo dessas ações, ele simplesmente não verá sentido em se filiar.

Portanto, mostre o que sua gestão está fazendo pela base! Seja atuante.

4_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1
5_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1

Pense: Como você se sente quando uma empresa, ou uma pessoa, só te procura quando tem interesse? Ficaria chateado? Pensaria, ele(s) só me procura quando precisa, se não precisar, nem sabe o que eu existo.

É assim também que o trabalhador se sente quando você somente o procura na época de campanhas de filiação, ou para voto em eleições internas.

Esse é um dos erros mais fatais para a sua entidade.

Quando isso acontece, o trabalhador fica com a impressão de que o sindicato é oportunista, que só se comunica com ele quando precisa de dinheiro. Em hipótese alguma cometa esse deslize!

Crie canais de comunicação permanentes e eficazes com a categoria.

  • Tem Whatsapp?
  • Responde aos questionamentos feitos no Instagram, Facebook, e no Google business ?  Quanto tempo de respostas aos questionamentos?
  • Como é o canal de atendimento por telefone em sua entidade? Seus colaboradores estão treinados a vender todas os benefícios que o sindicato possuí? Afinal, seus colaboradores conhece todos os benefícios que o sindicato tem?

Mostre que o sindicato está ao lado do trabalhador(a)  a todo momento, e não só nas campanhas de filiações.

Não basta simplesmente conhecer a rotina e os problemas que os trabalhadores enfrentam: é necessário deixar isso claro!

Atraia a atenção da base com conteúdos que sejam úteis e valiosos para ela. Use uma linguagem familiar para os trabalhadores.

Já escutou o bordão número um de vendas? “pessoas compram pessoas”

Em algumas situações, o trabalhador quer se filiar ao sindicato, mas devido ao excesso ou a falta de atenção, o trabalhador resolve seguir com outra alternativa, não se filiar ao sindicato.

A diretoria que fala somente para si acaba falhando na tarefa de fortalecer a identificação com o trabalhador.

O sindicato precisa refletir a identidade da categoria, e este está diretamente associado a diretoria do sindicato.

6_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1
7_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1

Ninguém gosta de ouvir criticas. Outro erro fatal é menosprezar as críticas feitos pela categoria.

O principal motivo para que as críticas afetem negativamente é um problema de insegurança. 

Nem todos reagem da mesma forma quando são criticados. Estudiosos são capazes de separar três grupos gerais de comportamento: as pessoas que não aceitam a crítica de forma produtiva e se sentem agredidas (cerca de 70% do total), aqueles que recusam a crítica negando sua pertinência (cerca de 20% do total) e o menos representativo dos grupos, o que reage de forma positiva diante de uma crítica, assimilando-a e refletindo e é necessário uma mudança de atitude (apenas 10% do total).

Por mais duras – e às vezes injustas – que essas opiniões possam ser, é fundamental respondê-las e deixar claro que o sindicato as levará em consideração.

Hoje, as redes sociais exigem que esse trabalho seja quase instantâneo, nos comentários das publicações ou nas caixas de mensagens.

Valorize essas ferramentas! Eles são um ótimo termômetro da reação e dos anseios da categoria. Não seja um amador, para que o efeito não seja ao contrário.

Não estreitar laços com a sua categoria

Para evitar todos os erros que citamos anteriormente, você precisará de um bom trabalho de comunicação.
Entenda, não estamos falando sobre publicar uma porção de fotos no Facebook com algumas palavras de ordem e só. Ou ficar replicando postagens e notícias de outras fontes variadas.

Para conquistar mais filiações, o seu sindicato precisará estreitar laços, fomentar a empatia, investir na publicidade das ações.

O sindicato precisará produzir materiais interessantes, fazer campanhas, publicar notícias frequentes e variadas, utilizar as redes sociais e produzir conteúdos audiovisuais… São muitas ferramentas e o sindicato precisa se apropriar de todas elas. 

Comunicação com sua base não é um gasto, é um investimento.

6_afsys_gestao_sindical_boletos_pix_novembro_azul_v1
Back to Blog
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda? clique aqui
Olá... tudo bem?
Como podemos te ajudar?