Blog

Back to Blog

Segurança no acesso ao Internet Banking, Pc ou Mobile?

Segurança no Internet Banking ou Home Banking, usar o meu pc ou aplicativo em celular?

Celular: Aplicativo celular não armazena os dados ele faz aquele acesso , inicia naquela sessão e quando é encerrada  pronto acabou.

Pc: Você inicia a sessão existe a possibilidade dos dados ficarem salvos no computador, uma parte das operações ,  uma especie de rastro, isso fica mais fácil para os hacker, invasores conseguirem obter as informações.

Dicas: 

1 – Manter o sistema atualizado. Porque? A cada atualização de sistema as empresas de celulares, adicionam novas camadas de seguranças e colocam as correções de brechas, vai fechando algumas portas de entradas para invasores (hackers), vale apena deixar habilitado a função download automático dos update (atualizações).

2- Passar longe do wi-fi, quando for fazer uma transação no seu banco, pode até ser mais conveniente usar o wi-fi aonde estamos,  só que ao mesmo tempo trás mais riscos, o ideal é  abrir os aplicativos no o seu 4g ou 3g. Porque? quando estamos conectados em uma rede, restaurante, cafeteria, ou qualquer lugar que disponibiliza o acesso ao wi-fi, não sabemos qual a segurança que aquele rede de internet tem configurada ali, quando estamos conectados no 4g ou 3g a operadora de celular é obrigada a ter sua própria segurança de conexão.

3- Verificação de duas etapas, principalmente usar o token para confirmar as transações. (Os bancos que disponibiliza esta ferramenta precisa ir até a sua agencia para habilitar este serviço).

4- Usar anti-virus e VPN (rede virtual privada) , o que é uma VPN? Em termos simples é como se existi-se um túnel entre seu celular e o provedor do serviço, se estiver em algum lugar que não confia na rede o ideal é usar a VPN e procurar contratar uma VPN de qualidade.

5- Monitorar as contas bancárias, pode ser por aplicativos ou uma simples liberação no seu banco para receber as informações de transações via sms. 

Conclusão: Usar o celular é mais seguro ao acessar o seu banco para transações online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog